39BB5751C78F72C71223C51D919FB956 Atraso em entrega de imóvel gera devolução imediata do valor pago
top of page

Atraso em entrega de imóvel gera devolução imediata do valor pago

STJ considerou abusivas as cláusulas que preveem resarcimento apenas após a conclusão de obra


Bruno Porto - Hoje em Dia - 26.02.2014



O atraso em obras que acarretar a rescisão do contrato de compra e venda de um imóvel garantirá ao comprador o direito imediato ao ressarcimento do valor integral do que já foi pago à construtora. Esse entendimento foi consolidado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em julgamento de um caso originado na Terceira Vara Cível de Florianópolis (SC), que considerou abusivas as cláusulas que determinavam a devolução dos valores apenas após a conclusão da obra.


O caso foi julgado como recurso repetitivo. Isso significa que a decisão é a posição definitiva do STJ e tem impacto sobre todas as outras causas idênticas.


Na prática, a nova orientação do STJ concede maior segurança ao consumidor ao blindar os valores já pagos pelo imóvel. “Casos como esses costumam demorar quatro a cinco anos para serem julgados em definitivo.


Como os contratos preveem a devolução dos valores ao final da obra, muitas vezes o comprador perde o dinheiro. A obra pode não acabar, a construtora pode falir. Agora, temos uma garantia”, comemorou o presidente da Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais (AMMMG), Silvio Saldanha.

Além de atrasos na obra, qualquer outra rescisão motivada por descumprimento de contrato por parte da construtora, como imóvel em desacordo com o projeto, terá o mesmo tratamento. No entanto, o advogado especialista em Direito Imobiliário Carlos Adolfo alerta que o valor a ser ressarcido chegará ao comprador do imóvel no tempo em que a Justiça julgar. “É perigoso afirmar que haverá devolução imediata. O que ocorre é que o comprador passa a ter o direito legítimo de pleitear os valores imediatamente. Mas o caso será julgado normalmente pela Justiça”, disse.


A segurança para o consumidor, porém, ainda permanece, mesmo que o caso tenha uma definição demorada.“Enquanto o judiciário analisa o caso, o valor é depositado em juízo imediatamente, o que garante que, se vencer a disputa, o consumidor não ficará de mãos vazias”, disse Silvio Saldanha.


Desconto


Em casos em que a quebra de contrato for motivada por desistência do consumidor, como a falta de capacidade financeira para arcar com as parcelas, a previsão também é de devolução imediata, porém com descontos. “Os juízes costumam nesses casos descontar 25% sobre as parcelas quitadas como forma de cobrir perdas da construtora, como publicidade, corretagem e impostos”, diz Carlos Adolfo. Dada as peculiaridades, nesses casos o valor do desconto pode variar muito.


O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG) foi procurado, mas não comentou o assunto.


http://www.hojeemdia.com.br/noticias/economia-e-negocios/atraso-em-entrega-de-imovel-gera-devoluc-o-imediata-do-valor-pago-1.221982

Tags:

Últimas Notícias

Arquivo de Notícias

bottom of page