16ª Semana da Casa Própria - 18 A 22 DE AGOSTO/2015

“Triplicou o número de famílias perdendo seus imóveis por inadimplência”


Para esclarecer dúvidas dos consumidores mineiros, a AMMMG promove a “SEMANA DA CASA PRÓPRIA”


No próximo dia 21 de agosto a Lei 4.380/64 que regulamenta o Sistema Financeiro para aquisição da casa própria completa aniversário. Foi o primeiro dispositivo legal para que os consumidores pudessem alcançar o “sonho de ter a sua casa própria”. Lei de suma importância, serve como base para praticamente todos os negócios habitacionais que se praticam até hoje. Entre outras coisas, ela determina que parte dos valores captados em cadernetas de poupança e FGTS devem ser revertidos para incentivo a moradia, com condições e juros facilitados.


Para comemorar, a ASSOCIAÇÃO DOS MUTUÁRIOS E MORADORES DE MINAS GERAIS – AMMMG, promoverá na sua sede a “SEMANA DA CASA PRÓPRIA”. O evento vai ser realizado de 18 a 22 de agosto voltado para prestar orientações a quem já tem ou pretende adquirir sua casa própria, seja com bancos, construtoras, ou outros agentes financeiros.


Também marca o resultado negativo da pesquisa elaborada pela AMMMG, onde se apurou que o número de imóveis que os bancos colocam em leilão por inadimplência dos consumidores aumentou 300%. Aproximadamente 400 imóveis são oferecidos todo mês, deixando os compradores sem sua moradia e sem receber nada do que já pagou.


O atendimento será gratuito para esclarecimentos sobre os reajustes das prestações e saldo devedor, cobrança indevida de corretagem nos contratos do Minha Casa Minha Vida, cumprimento de contrato nos atrasos em entregas de imóveis comprados junto a construtoras, exigência da taxa de evolução da obra, além de falar sobre formas para evitar ou suspender leilões, problema recorrente dos compradores de imóveis financiados, entre outros que tiram o sono do consumidor Brasileiro.


O objetivo da AMMMG é orientar à sociedade sobre seus contratos de financiamento da casa própria (banco ou construtora), o que é certo ou errado de acordo com as leis e regras do Sistema Financeiro da Habitação, e como corrigir suas distorções econômicas, conscientizando-a dos seus direitos e como recorrer a eles.


A Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais já existe há 16 anos, com aproximadamente 1500 associados e 2500 processos ativos apenas em nosso estado.


As principais reclamações atendidas hoje são:

  • Cobrança de Taxas Indevidas (evolução de obras) em contratos de imóveis na planta e de corretagem nos contratos do Minha Casa Minha Vida;

  • Leilões extrajudiciais, onde o consumidor, com 3 prestações em atraso, pode perder seu imóvel e todos os valores já pagos;

  • Consumidores que compram seu imóvel na planta e não recebem na data;

  • Mutuário que pagam seu financiamento por muitos anos e quando terminam o prazo devem 2 ou 3 vezes o valor do imóvel, e aqueles que não conseguem liberar sua hipoteca por duplo financiamento, entre outras;


16ª Semana da Casa Própria

Quando: 18 à 22 de Agosto de 2015 Horário: Terça a Sexta, das 08h30min às 17h30min. Sábado – das 09h às 12h Local: Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais - AMMMG Av. Amazonas, 2463 – Informações: (31) 3339-7500.

Tags:

Últimas Notícias
Arquivo de Notícias

AMMMG - ASSOCIAÇÃO DOS MUTUÁRIOS E MORADORES DE MINAS GERAIS 

Av. Amazonas, 2452 A - Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG CEP: 30180-012

(31) 3339-7500 - WhatsApp (31) 99229-0008