39BB5751C78F72C71223C51D919FB956 8 dicas para aproveitar o Feirão Caixa da Casa Própria sem cair em cilada
top of page

8 dicas para aproveitar o Feirão Caixa da Casa Própria sem cair em cilada

O Feirão Caixa da Casa Própria, maior evento do mercado imobiliário do país, chega a Minas Gerais neste fim de semana. Entre os dias 18 e 20 de maio, milhares de imóveis novos e usados estarão disponíveis para venda em Belo Horizonte (no Expominas) e em Uberlândia (no Center Convention). Os interessados podem utilizar o FGTS no financiamento e, nos leilões, os descontos podem chegar a 80% do valor do imóvel, segundo a Caixa Econômica Federal.


O presidente da Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais (AMMMG), Silvio Saldanha, acredita que o evento é uma boa oportunidade para quem está planejando adquirir a casa própria, mas alerta que é preciso cautela antes de fechar negócio. Veja abaixo as dicas do especialista em assuntos imobiliários para não cair em armadilhas na hora da compra de um imóvel no Feirão Caixa.

1- Defina as características do imóvel antes de ir ao feirão. Reflita sobre a localização, tamanho ideal, quantidade de quartos e, principalmente, sobre quanto você tem no bolso. O feirão estará cheio de opções, mas é preciso deixar a emoção de lado e escolher um imóvel que se enquadre nas suas reais necessidades.


2- Faça um planejamento financeiro. Consiga o maior valor possível para a entrada e certifique-se que seu orçamento comporta as parcelas previstas. Lembre-se que, se houver atraso no pagamento de três prestações do financiamento no futuro, o banco pode retomar seu imóvel por inadimplência sem a necessidade de uma ação judicial.


3- Se estiver interessado em um imóvel na planta ou em construção, faça uma pesquisa sobre a situação financeira da construtora. Consulte o Procon e sites de reclamação para checar se não há problemas com outros consumidores e empreendimentos.


4- No caso de imóveis na planta, é importante observar também se existe a cobrança da taxa de evolução da obra, que são os juros do empréstimo feito pela construtora com o banco para financiar o empreendimento. Esses juros são repassados para o consumidor durante a fase de construção, podendo chegar ao valor da parcela. A quantia paga nesse período não é abatida da dívida do financiamento feito pelo mutuário.

5 - Se estiver de olho em um imóvel usado, avalie se será necessário investir em reformas, como alterações em instalações elétricas e hidráulicas, pintura e troca de piso. Faça os cálculos e veja se vale a pena.


6- Nesta edição do feirão, serão leiloados 386 imóveis no evento em Belo Horizonte e 99 em Uberlândia. Se estiver interessado em arrematar uma unidade ainda ocupada, lembre-se que a posse do imóvel deverá ser negociada com o ocupante ou tratada em ação judicial, que pode ser bem morosa.


7- Negocie! Não se impressione com o primeiro preço que o corretor pedir. Verifique se o valor está dentro da faixa de mercado e compatível com imóveis similares na região.


8- Avalie as propostas no evento, mas não assine o contrato imediatamente. Guarde tudo por escrito, em documento formal da empresa, com carimbo e assinatura, e volte para casa para analisar tudo com a cabeça fria. Faça questão de visitar o imóvel presencialmente antes de fechar a compra e procure um especialista em direito imobiliário para revisar toda a documentação.


Os interessados em solicitar crédito no Feirão Caixa 2018 devem levar documento de identidade, CPF e comprovantes de renda e de residência atualizados. O evento será realizado em Belo Horizonte, no Expominas, e em Uberlândia, no Center Convention, nos dias 18 e 19 de maio, das 10h às 20h, e no dia 20 de maio, das 10h às 18h.


Sobre a AMMMG:


A Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais (AMMMG) oferece consultoria gratuita em assuntos relacionados a imóveis e direito imobiliário. Os consumidores interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 3339-7500 ou pelo WhatsApp (31) 99229-0008. A AMMMG está localizada na Avenida Amazonas, 2463, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.


Últimas Notícias

Arquivo de Notícias

bottom of page