39BB5751C78F72C71223C51D919FB956 Caixa aumenta limite de financiamento para servidor público
top of page

Caixa aumenta limite de financiamento para servidor público

Os servidores públicos poderão financiar um valor maior pela Caixa Econômica Federal na compra de um imóvel usado. O banco aumentou o limite de financiamento de 70% para 80%, ou seja, a entrada mínima exigida para comprar um usado e conseguir crédito pela estatal caiu de 30% para 20%, como já é utilizado para as unidades novas.


Segundo a Caixa, a alteração tem como objetivo facilitar o acesso à casa própria e estimular o mercado imobiliário, beneficiando o segmento que tem a menor taxa de inadimplência e relacionamento de longo prazo com a instituição. Os demais clientes continuarão a financiar até 70% do valor de imóveis usados e 80% no caso de imóveis novos.


Veja abaixo algumas dicas da Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais (AMMMG) para fazer um bom negócio na compra de um imóvel usado.


1- Faça uma vistoria detalhada


Preste bastante atenção no estado de conservação do imóvel. Verifique se há rachaduras, infiltrações, mofo ou problemas no acabamento, como pintura descascada e falhas no piso. Teste todas as torneiras, chuveiros, vasos sanitários, lâmpadas e tomadas e peça ajuda profissional para verificar as instalações elétrica e hidráulica. Exija que o vendedor conserte os defeitos antes de fechar a compra do imóvel ou pelo menos garanta um bom abatimento no valor proposto.


2- Converse com seus futuros vizinhos


Quando for visitar o imóvel, não se esqueça de dar uma volta pela vizinhança e conversar com os moradores do bairro. Pergunte se o lugar é muito barulhento, se tem histórico de enchentes e alagamento e se área é segura. Aproveite para conhecer a infraestrutura no entorno do imóvel, como acesso a transporte público, escolas e comércio.


3 - Avalie as condições do condomínio


Se estiver procurando um apartamento, converse com o síndico sobre a situação geral do condomínio para evitar surpresas com cotas extras, obras e inadimplência. Observe se tudo o que é oferecido na área de uso comum, como salão de jogos e área gourmet, está em pleno funcionamento.


4 - Considere os gastos extras


Avalie se será necessário investir em pequenas reformas para deixar o imóvel com a sua cara, como pintura e troca de piso. Faça os cálculos e pondere se vale a pena. Lembre-se que, além do valor do imóvel, também há outras despesas como a taxa para registro e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que podem chegar a 4% do valor do bem.


5- Confira a documentação


A compra de um imóvel usado exige mais cuidado e atenção na checagem dos documentos. No cartório de registro de imóveis, solicite cópias da escritura, da matrícula atualizada, e da certidão negativa do bem. É importante checar, principalmente, se não há hipotecas ou dívidas pendentes que possam causar a perda do imóvel futuramente. Se não entender do assunto, procure ajuda especializada. Na Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais (AMMMG), o atendimento é totalmente gratuito.


Endereço: Associação dos Moradores e Mutuários de Minas Gerais (AMMMG) –Avenida Amazonas, 2.463, Santo Agostinho. Belo Horizonte.

Telefone: 3339-7500 /WhatsApp (31) 99229-0008


Tags:

Últimas Notícias

Arquivo de Notícias

bottom of page